7.2.12

Portugueses «são capazes de tudo», garante Jorge Sampaio

in TSF

Este ex-Presidente da República pediu aos portugueses uma visão com «esperança no futuro», apesar de admitir que Portugal passa por «extremas dificuldades».

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio frisou, esta terça-feira, que os portugueses são «capazes de tudo», mesmo reconhecendo que as dificuldades que o país atravessa actualmente são graves.

Não querendo comentar a actualidade política nacional, Sampaio recordou que nunca está deprimido e pediu uma «visão que tenha acima de tudo esperança no futuro», apesar das «extremas dificuldades pelas quais muitos portugueses estão a passar».

«É preciso ter a noção de que com o nosso esforço individual em cada momento podemos dar um contributo para o país», afirmou o ex-chefe de Estado, que lembrou os exemplos de combatividade e esperança de empresas que visitou quando foi Presidente da República.

À margem da conferência de encerramento da conferência da CPLP, que está a decorrer em Lisboa, Jorge Sampaio recordou que passou o tempo a «visitar empresas de sucesso», onde «há boas relações laborais» e frisou que a sua «tese» é que os portugueses «têm grandes capacidades».

«Veja-se o que aconteceu recentemente com os prémios aos cientistas portugueses. Somos capazes de tudo. Precisamos obviamente de gestão, capacidade e aprofundamento e obviamente combater desigualdades muito sérias que existem e que não são fáceis de minorar», explicou.