13.2.12

Milhares em Lisboa com cartazes e palavras de ordem contra a pobreza

in Jornal de Notícias

Milhares de pessoas estão este sábado a descer a Rua do Ouro até ao Terreiro do Paço, em Lisboa, numa manifestação organizada pela CGTP, empunhando cartazes dos mais tradicionais ("Não às desigualdades e ao desemprego") aos mais criativos ("Piegas unidos").

Na primeira manifestação de Arménio Carlos como secretário-geral da Confederação Geral de Trabalhadores Portugues (CGTP), acompanhado de outros sindicalistas como Ana Avoila, da Frente Comum, o dirigente encabeçava a coluna de manifestantes, segurando uma faixa onde se lia "Não à exploração, às desigualdades e ao desemprego".

Num momento em que os manifestantes da região de Lisboa chegavam a meio da Rua do Ouro, o animador da manifestação gritava aos microfones que "a cauda ainda não saiu sequer dos Restauradores", elogiando a afluência das pessoas à manifestação.

Entre cartazes que diziam "Piegas unidos" ou "O povo unido jamais será vencido" ou ainda "Piegas é a tua...", Margarida Brôa seguia com o marido, entoando palavras de ordem: "Estou aqui para me manifestar contra a pobreza que há em Portugal", disse a auxiliar de educação de 57 anos que, sem emprego na área, trabalha já há alguns anos como "mulher a dias".

Também Elisabete, de 42 anos, teve de "deixar de trabalhar" perante a conjuntura de desemprego do país mas, mesmo assim, a habitante de Sintra afirma não estar contra a necessidade de medidas de ajustamento: "Eu não sou contra as medidas de austeridade, sou contra [o facto de] as medidas só atingirem os pobres", disse.

Com uma bandeira da Inter-Reformados, Manuel Lourenço veio de Santa Iria da Azóia porque se sente "usado com as políticas do Governo", apesar de a baixa reforma dos trabalhadores do setor privado ainda não ter sofrido cortes.

Raquel, na casa dos 40 anos, veio de Odivelas para uma manifestação em família "contra a desigualdade e a pobreza". Acompanhada pelas duas filhas (12 e 7 anos) e pelo marido, a manifestante diz que "está cada vez mais difícil" manter as filhas em escolas privadas.

No âmbito da manifestação nacional da CGTP estão previstas quatro pré-concentrações que confluirão para a Praça do Comércio: os trabalhadores do distrito de Lisboa vão primeiro concentrar-se nos Restauradores; os de Setúbal partem do Cais do Sodré; os de Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Algarve vão sair de Santa Apolónia e os de Viana do Castelo, Braga, Bragança, Vila Real, Porto e Aveiro vão desfilar a partir do Martim Moniz.

No final da manifestação, Arménio Carlos vai falar aos manifestantes, no Terreiro do Paço.