14.2.12

Portugal terminou ano com forte recessão

in Negócios on-line

Os dados revelam uma tendência de maior degradação da economia no final do ano. A queda do PIB no 4º trimestre foi de 2,7% face ao período homólogo.

Ao longo do ano passado o Produto Interno Bruto diminuiu 1,5% em comparação com o ano anterior, de acordo com a estimativa rápida das contas nacionais divulgada esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística.

Este valor é ligeiramente melhor do que os esperados pelo Governo e pelo Banco de Portugal que apontavam para uma contracção de -1,6%. Os dados revelam, no entanto, uma tendência de maior degradação da economia portuguesa no final do ano.

Os mesmos dados mostram que o PIB diminuiu 2,7% no 4º trimestre de 2011 (no trimestre anterior a queda tinha sido de 1,(%). Em relação ao trimestre anterior a economia também se degradou significativamente -1,3%.

Este fraco desempenho está relacionado essencialmente a uma acentuada diminuição da Procura Interna "associada particularmente às diminuições mais expressivas do Investimento e das Despesas de Consumo final das Famílias", lê-se na nota revelada pelo INE.

"O contributo positivo da Procura Externa Líquida aumentou, em resultado sobretudo da acentuada diminuição das Importações de Bens e Serviços. As Exportações de Bens e Serviços, embora desacelerando, mantiveram um crescimento homólogo elevado", acrescenta a mesma fonte.