2.2.12

PSP acompanhou 3.739 idosos em isolamento no ano passado na grande Lisboa

in Público online

A PSP sinalizou no ano passado na área da Grande Lisboa 3.739 idosos em isolamento, que receberam apoio domiciliário no âmbito do policiamento de proximidade, revelou o Comando Metropolitano de Lisboa.

De acordo com os dados hoje divulgados, em 2011 a PSP levou ainda a cabo 388 acções de sensibilização, às quais assistiram 18.498 idosos. A PSP tem vindo a implementar desde 2006, nas suas áreas de jurisdição, o Programa Integrado de Policiamento de Proximidade, que está dividido por Equipas do Programa Escola Segura (EPES) e Equipas de Proximidade e Apoio à Vítima (EPAV).

Estas últimas equipas são responsáveis “pela vigilância em áreas residenciais maioritariamente habitadas por idosos, prevenção e vigilância em zonas comerciais, prevenção da violência doméstica, apoio às vítimas de crime e acompanhamento pós-vitimação, identificação de problemas que possam interferir na situação de segurança dos cidadãos e pela detecção de cifras negras”.

Na área do Comando Metropolitano de Lisboa estão actualmente adstritos 119 polícias às EPES e 259 às EPAV, que fazem acompanhamento e encaminhamento dos idosos que são sinalizados por isolamento à PSP pelos vizinhos, familiares ou eventualmente pela própria polícia, através de visitas às suas residências, garantindo um maior sentimento de segurança e alertando para cuidados de segurança.

Os agentes fazem ainda o acompanhamento de idosos vítimas de crime (burlas, furtos, roubos ou violência doméstica), realizam acções de sensibilização em instituições que prestam apoio a idosos, sobre várias matérias, nomeadamente, burlas, furtos e roubo, conselhos de segurança pessoal e alertas para riscos e prevenção.

Os profissionais da PSP promovem ainda actividades direccionadas para ocasiões específicas, como o recenseamento demográfico e épocas festivas, “estabelecendo parcerias formais e informais com diversas entidades nas áreas de apoio social e da saúde, com vista ao encaminhamento e apoio a cidadãos idosos em situação de risco”, conclui o Comando Metropolitano.