15.2.12

Voluntariado é perfume solidário

Costa Guimarães, in Coreio de Minho

“Tem esta Junta um condão/Que é de todos o mais nobre; / Receber com distinção/ Tanto o rico como o pobre” é o lema de Firmino Marques, presidente da Junta de Freguesia de S Victor, há mais de dez anos.
Esta quadra reforça aquele que é um dos momentos que enche de maior orgulho um autarca e culminou a manhã informativa que a rádio ‘Antena Minho’ dedicou à freguesia, no dia em que o ‘Correio do Minho’ lhe dedicou um suplemento especial.

De facto, há algumas semanas quando caminhava na Avenida Central, a voz de uma popular ergue-se para dizer “ali vai o presidente da Junta de S. Vítor, o amigo dos pobres”. Firmino Marques ficou positivamente incomodado e corrigiu: “presidente da junta, amigo de todos”.
A nossa reportagem pôde constatar isso mesmo, a começar por aquele menino do Jardim de Infância das Enguardas que, sem os dentes que lhe faltavam à frente, balbucia “é o senhor presidente da junta”. Ou que dizer daquelas meninas que, em 2003, vimos seguir do ATL para o almoço através da rua e agora lhe perguntavam quando era a Colónia de férias.
De São Victor sentiu-se o perfume em todo o país e na Europa dos melhores sabonetes e perfumes com origem na Perfumaria Confiança.
Em São Victor desde 2003 está classificado como monumento de interesse nacional toda a área que envolve o conjunto monumental das Sete Fontes.
Em S. Victor desenvolvem-se acções (em parceria) que deixam marcas positivas nas pessoas - desde a infância à velhice, passando pelos jovens e famílias carenciadas - constitui a “imagem de marca do trabalho” da equipa de Firmino José Rodrigues Marques, com José Cândido Ferraz e Domingos Abreu.
É assim com a Associação Juvenil A Bogalha que além do trabalho de apoio à infância e terceira idade, possui um gabinete de apoio social onde Rita Marques (Assistente Social), Ana Rita Soares (psicóloga) recolhem os pedidos da mais variada índole, aconselham as pessoas em dificuldades e procuram encaminhar para soluções de integração e requalificação humana e social.
O Projecto SA constitui outro “exército” de voluntários que corresponde às necessidades alimentares de 17 famílias carenciadas e aos sábados distribui refeições quentes a mais de 30 pessoas. Trata-se de um projecto que nasceu do apoio aos sem abrigo e subsiste com dádivas de particulares e do Banco Alimentar.
Sónia Cação coordena o Gabinete de Emprego e Formação, tendo atendido no ano passado mais de 1830 pessoas que ali foram pedir ajuda para emprego e informação sobre acções de formação.
Sempre ocupado está o espaço de exposições da sede de junta que, para corresponder a todos os pedidos, teve de encurtar a duração das exposições para 15 dias e tem o calendário para este ano todo preenchido— revelou Domingos Abreu, secretário da Junta.
O padre José Carlos Azevedo deu conta do impasse na construção do novo Centro Social, junto à Quinta da Armada, mas isso não impede a abertura das novas instalações do Serviço de Apoio Domiciliário, dentro de algumas semanas, na rua D. António Bento Martins Júnior.
Quanto a Firmino Marques, o autarca aguarda a construção do Centro Cívico em S. Tecla, a cobertura do polidesportivo da Rua de S. José e o regresso do Jardim de Infância à Escola Básica de Santa Tecla, na rua dos Torneiros, bem como a requalificação da Escola do Bairro da Alegria.