18.5.12

Desempregados convocados por telemóvel

Texto Francisco Pedro, in Fátima Missionária

Ação de protesto marcada para dia 26 de maio é organizada pelo núcleo distrital de Leiria da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN Portugal)

Portugalanterior Um «flash mob» contra o desemprego, expressão inglesa que designa uma ação repentina por um grupo de pessoas em locais públicos, está a ser preparado pela EAPN Portugal para o próximo dia 26, na Praça Rodrigues Lobo, em Leiria. Os organizadores pretendem mostrar que por «detrás dos números estão pessoas».

Num comunicado enviado à agência Ecclesia, os responsáveis pelo núcleo da rede europeia referem que o desemprego constitui «uma das principais causas da pobreza, impedindo centenas de cidadãos de terem acesso a uma vida digna». Os últimos dados Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para 14,9%, «o que equivale a 819,3 mil pessoas, prevendo-se um aumento durante o próximo ano», adiantam.

Com esta iniciativa, que está a ser anunciada através de mensagens telefónicas, pretende-se «dar visibilidade a esta problemática, alertando a sociedade, através da mobilização de pessoas que se encontram afetadas, ou não, pelo desemprego, numa ação com a duração total de 7 minutos, onde os participantes deverão permanecer estáticos”, refere a EAPN.