Por Erika Nunes, in Dinheiro Vivo
A maioria dos portugueses (62%) não vai fazer férias este ano, de acordo com a sondagem realizada pela Universidade Católica Portuguesa para o Jornal de Notícias. Entre os restantes, 24% planeiam fazer férias em Portugal, 6% vai viajar para o estrangeiro e 3% fará férias cá dentro e no estrangeiro também.
Entre os portugueses que vão fazer férias este ano, 10% vão ficar alojados em apartamento/casa de familiares ou amigos e 5% em apartamento/casa de férias do próprio, diminuindo assim o montante que conta gastar este ano: 16% vão gastar o mesmo que noutros anos e 14% vão gastar menos. Só 2% estão dispostos a gastar mais.
Um em cada cinco portugueses vai fazer férias com menos de 300€, 28% conta gastar entre 301€ e 600€ e 20% vai gastar entre 605€ e 995€. Acima de mil euros é quanto vai gastar 20%.
O turismo nacional terá de partilhar este mercado interno emagrecido e poupado. As ofertas e promoções especiais multiplicam-se e dispersam-se, simultaneamente, sem uma promoção do turismo interno tão forte como em 2010. A campanha "Descobrir Portugal" custou três milhões de euros e obteve resultados comparáveis aos melhores de sempre.
A secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, anunciou que, este ano, há um milhão de euros para a promoção interna, com utilização de recursos já existentes. As imagens que o Turismo de Portugal levou à Bolsa de Turismo de Lisboa foram as da campanha "Descobrir Portugal". Também o portal criado na altura (descubraportugal.com.pt) é o atual veículo de promoção na internet.
No próximo fim de semana, entrará no ar uma "campanha na TV com filmes promocionais que apelam ao turismo interno em várias regiões do país, através do testemunho de caras conhecidas do grande público (uma por cada região)", segundo revelou fonte do Turismo de Portugal, ao JN.
As entidades regionais de Turismo, cujos orçamentos foram, também, encolhidos têm o papel principal na promoção interna.
O Alentejo investiu 350 mil euros na campanha "O Alentejo dá-lhe tudo" e que oferece voucher para incentivar os portugueses a visitar a região.
O Algarve tem "em preparação uma campanha de divulgação dos eventos da região, a anunciar em breve, além de novos materiais de observação de aves, percursos pedestres e de Turismo de Natureza".