por Liliana Carona, in RR
No Dia Internacional de Sensibilização sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosas, a APAV, relança esta sexta-feira uma campanha de alerta e afirma que a crise pode potenciar maus tratos.
Há cada vez mais idosos vítimas de maus tratos. A Associação de Apoio à Vítima (APAV) registou um aumento de 158% de casos entre 2000 e 2011, mas Maria de Oliveira, técnica da associação, diz que isto pode ser apenas uma pequena parte da realidade.
“Sabemos que os dados que temos oficialmente são apenas a pontinha do icebergue”, diz a técnica, explicando que “actualmente existem muitas situações em que as pessoas não recorrem a nós; muitas vezes as pessoas têm vergonha e sentimentos de culpa e não contactam as instituições”.
A APAV admite que a crise pode potenciar a violência. “Estamos perante uma situação de crise económica, temos conhecimento que há muitos agregados familiares que se deslocam para casa dos pais e muitas vezes isso origina muitas tensões e conflitos”, diz Maria de Oliveira.
No âmbito do Dia Internacional de Sensibilização sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosas, a APAV, com o apoio da Direcção-geral de Saúde, relança esta sexta-feira a campanha que alerta para a problemática da violência sobre idosos.