21.7.20

Acordo fechado após maratona negocial em Bruxelas. Portugal conta com verba total de 45 mil milhões

Texto de Nuno Vinha, Agência Lusa, Manuel Pestana Machado e Edgar Caetano, in o Observador

Presidente do Conselho Europeu tweetou "Acordo!" às 4:31. Fundo de Recuperação com 750 mil milhões (390 mil milhões a fundo perdido). Portugal receberá 45 mil milhões. Costa vê "sinal de confiança".

4:31 do quinto dia de negociações, mais de 90 horas depois de se ter iniciado o Conselho Europeu. O presidente do órgão, o belga Charles Michel, lançou um tweet com uma única palavra: “Deal!”. Já há, portanto, acordo quanto ao o plano de relançamento da economia dos Estados-membros (e o quadro plurianual para sete anos).

O recorde das maratonas negociais entre os líderes europeus – mais de 91 horas ao longo de cinco dias – foi fixado em Nice, há 20 anos, e estas negociações sobre o plano de relançamento da economia dos Estados-membros (e o quadro plurianual para sete anos) ficaram muito perto – cerca de 30 minutos – de entrar nos livros como as mais longas de sempre.

O primeiro-ministro português António Costa teve uma primeira reação através da conta oficial do Twitter a sublinhar que este é um acordo inédito, já que é a primeira vez que é aprovado “um instrumento específico de recuperação económica”. E que isso significa também “um sinal de confiança à Europa e a Portugal para a recuperação económica” pós-Covid-19.