28.7.20

Avaliação das casas feita pela banca continua a subir, apesar da pandemia

Sónia M. Lourenço, in Expresso

O valor mediano de avaliação bancária atingiu 1115 euros por metro quadrado em junho, mais um euro que em maio. Em termos homólogos, o aumento foi de 8,3%, indicam os dados do Instituto Nacional de Estatística

Apesar da crise económica na sequência da pandemia de Covid-19, os bancos continuam a subir a avaliação das casas.

Em junho, o valor mediano de avaliação bancária, realizada no âmbito de pedidos de crédito para a aquisição de habitação, atingiu 1115 euros por metro quadrado (euros/m2), mais 1 euro que em maio, indicam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicados esta terça-feira,

O INE frisa, contudo, que "o número de avaliações bancárias diminuiu de forma acentuada, ascendendo a cerca de 16 mil em junho de 2020, menos 27,5% que no mesmo período do ano anterior".

Na comparação com maio, o INE indica que o maior aumento registou-se no Alentejo (3,9%). Ao mesmo tempo, a única redução foi observada na Área Metropolitana de Lisboa (-0,5%).

Já em termos homólogos, isto é, em relação ao mesmo período do ano passado, o valor mediano das avaliações cresceu 8,3%, indica o INE. Ainda assim, este vaor representa uma desaceleração face aos 8,9% de aumento registados em maio.

A taxa de variação homóloga mais elevada para o conjunto das avaliações verificou-se na Região Autónoma dos Açores (12,9%) e a menor no Alentejo (5,8%).