20.7.20

Novo projeto social apoia grupos vulneráveis

By Juliana Batista, in Fátima Missionária

Programa está em marcha em Castro Marim, no distrito de Faro, e vai estar vigente ao longo de três anos

O atual mês de julho marca o arranque do projeto ‘Castro Marim (Com)Vida’, que deverá estar em curso ao longo dos próximos três anos. O projeto tem como propósito prestar apoio social a grupos vulneráveis, através da superação da pobreza e da exclusão social.

A iniciativa abrange crianças, jovens e suas famílias, assim como idosos e pessoas com deficiência e/ou incapacidade. O programa será levado a cabo através de dois eixos de ação: um direcionado às crianças, jovens e seus agregados familiares, e outro que visa a promoção de um envelhecimento ativo e que supere o isolamento e a solidão dos mais velhos.

Segundo, Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, a iniciativa vai ao encontro de uma “sociedade mais igualitária, mais justa e com dignidade para todos”. O programa vai contar com uma equipa especializada constituída por três profissionais, que atuará junto da comunidade da região, numa parceria com agentes e recursos já existentes.

Neste projeto social, cabe à ‘Associação Odiana’ assumir o papel de Entidade Coordenadora Local da parceria dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social – 4G (CLDS – 4G), a convite do Município de Castro Marim. O projeto é cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.