24.7.20

BPI tem 50 milhões de euros para inovação e empreendedorismo social

António Vasconcelos Moreira , in Económico

A linha tem por objetivo apoiar as micro, pequenas e médias empresas, ou entidades de economia social, que tenham iniciativas de inovação e empreendedorismo social. O financiamento atinge os 2,5 milhões de euros por operação, tem garantia até 80% e um prazo de até dez anos.

O BPI disponibilizou uma linha de crédito com uma dotação de 50 milhões de euros para facilitar o acesso a crédito para iniciativas de inovação e empreendedorismo social.

A linha tem por objetivo apoiar as micro, pequenas e médias empresas, ou entidades de economia social, que tenham iniciativas de inovação e empreendedorismo social, no âmbito da Iniciativa Portugal Inovação Social com parecer positivo da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS) e que estejam localizadas nas regiões NUTS II do Norte, Centro e Alentejo.

Em comunicado, o banco explica que a “Linha FIS CRÉDITO – BPI” é uma linha de crédito bonificada a garantida, e visa dar resposta “a problemas e a necessidades sociais e societais não satisfeitas” como ” a promoção do emprego, formação e educação; a inclusão social, financeira e digital; a promoção do envelhecimento ativo; a promoção da saúde e bem-estar; o apoio a crianças e famílias e outras intervenções de natureza similar”.

Esta linha de crédito dá financiamento para estas iniciativas até 2,5 milhões de euros por operação e tem um prazo de até dez anos e um período de carência de até três anos.

As entidades que recorram a esta linha podem beneficiar de uma bonificação da taxa de juro e comissões de garantia mútua, spread e comissão de garantia mútua com limites máximos definidos no protocolo, comissão de estudo e montagem de até 0,25% e cobertura pela garantia mútua de até 80%.