16.7.20

Candidaturas a apoios para “Trabalhar no Interior” abrem em Agosto

Luísa Pinto, in Publico on-line

Trabalhador que decida mudar local de trabalho para o interior pode vir a receber um apoio de 4826 euros

Já está assinada, e pronta para publicação, a portaria que define os apoios anunciados no programa “Trabalhar no Interior”, e que vai dar incentivos à mobilidade geográfica de trabalhadores, avançou ontem Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, na cerimónia de lançamento do programa +CO3SO Emprego,.

A portaria deve ser publicada nos próximos dias, e as candidaturas podem começar a ser apresentadas em Agosto.

De acordo com a portaria, o apoio financeiro a ser atribuído terá o valor base de seis vezes o Indexante de Apoios Sociais (IAS), ou seja, de 2632,86 euros.

Haverá uma majoração de 20% por cada elemento do agregado familiar até três IAS (1316,43 euros) e ainda uma comparticipação dos custos transporte de bens até dois IAS (877,62 euros). No total, o apoio por beneficiário pode chegar aos 4826,91 euros.

O apoio só pode ser dado aos trabalhadores que se desloquem do litoral para o interior para trabalhar (o novo posto de trabalho deve situar-se no interior); a jovens à procura do primeiro emprego até aos 30 anos que tenham saído do interior para estudar no litoral, que sejam do litoral e tenham ido estudar para o interior ou que sejam do interior e tenham lá permanecido para estudar. Neste caso não se trata de um apoio à mobilidade, mas antes um apoio à fixação no interior.

As candidaturas as estes apoios devem ser apresentadas no portal electrónico do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e, de acordo com a portaria, o instituto deverá decidir a candidatura no prazo de 20 dias úteis a contar da data da sua apresentação.