28.7.20

Procura de emprego cresce 32% no primeiro semestre

Margarida Lopes, in Sapo

A procura de emprego cresceu 32% no primeiro trimestre deste ano face ao mesmo período de 2019. A conclusão é de um estudo do OLX baseado em dados disponíveis na plataforma, que analisa a evolução da procura (contactos feitos a anúncios) e oferta (anúncios activos) da sua categoria de Empregos.

O estudo mostra ainda que Lisboa, Porto, Setúbal, Faro e Braga são os distritos que mais se destacam em termos de procura nesta categoria.

Os empregos mais procurados são nas áreas de Comercial; Restauração, Hotelaria e Turismo; Transportes e Logística; Construção Civil; Saúde e Beleza.

Todas estas áreas evidenciam um aumento da procura nos primeiros meses do ano em comparação com 2019, mas após o surgimento da pandemia a tendência acabou por se inverter.

O mesmo estudo indica que as palavras mais pesquisadas na plataforma antes do surgimento da COVID-19, durante o confinamento e no desconfinamento foram “part time”, “empregada de limpeza” e “limpeza”.

Do lado da oferta, ao contrário da procura, verifica-se uma diminuição dos anúncios activos do primeiro semestre de 2019 para o período homologo em 2020 ao passar de 59.632 para 49.023 (-18%).

O estudo indica ainda que em termos globais, os empregos com maior oferta repetem-se com os já referidos. No entanto, os empregos com maiores quebras em termos de anúncios activos na comparação dos períodos já mencionados foram Segurança e Vigilância (–50%); Assistente de Loja e Caixa (-45%); Restauração, Hotelaria e Turismo (-45%); Agricultura e Jardinagem (-28%); e Serviço Social e Voluntariado (-24%).

«Em autêntico contraciclo com o que está actualmente a verificar-se na sociedade portuguesa, a procura por emprega aumentou na comparação com o ano passado. Uma possível explicação prende-se com o carácter mais sazonal e, consequentemente, natureza mais flexível dos vínculos contratuais que implicam o perfil-tipo dos trabalhos mais anunciados na plataforma. O facto de não haver uma necessidade de estabelecer ligações de longo prazo com os trabalhadores, num contexto tão incerto como actual, contribui para este crescimento face a 2019 apesar da crise que já estamos a enfrentar», considera Andreia Pacheco, Brand manager do OLX Portugal.