8.2.12

Baixa da procura externa agrava queda das encomendas à indústria

Por Paulo Miguel Madeira, in Público on-line

As novas encomendas à indústria tiveram uma queda homóloga de 11,1% em Dezembro, sobretudo pela queda do mercado externo, revelou hoje o INE.

Este valor fica 3,1 pontos percentuais abaixo da queda de 8,0% registada em Novembro (médias móveis de três meses). Após um valor de 34,6% em Janeiro, as sucessivas subidas homólogas das encomendas à indústria vinham a registar subidas tendencialmente menores desde então, tendo entrado em terreno negativo há três meses.

Em Dezembro, as novas encomendas dirigidas a aos industriais instalados em Portugal caíram 5,7% face a Novembro, mas a média dos últimos 12 meses era ainda positiva, de 8,6% (quando em Outubro era de 18,7%.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) explica que a variação mais negativa do índice global resultou da queda da procura que vem do mercado externo, que passou de -9,6% homólogos em Novembro para -14,6% em Dezembro. Na procura nacional, a diminuição foi de 6,4%, face a -6,0% em Novembro.

Por categorias, o maior contributo para a queda das novas encomendas veio dos bens intermédios, com uma quebra homóloga de 14,6%, seguido dos bens de consumo (-12,0%) homólogos.

Esta tendência foi idêntica na quebra de encomendas do mercado nacional, mas nas provenientes dos mercados exteriores a diminuição foi determinada pela redução nos bens de investimento, que caíram 5,2% homólogos em Dezembro, quando ainda em Novembro tinham subido 10,4%.