8.2.12

Governante francesa aconselha sem-abrigo a “evitarem saídas” por causa do frio

Por Hugo Torres, in Público on-line

A vaga de frio que está a assolar a Europa levou a secretária de Estado francesa da Saúde a redigir, no passado fim-de-semana, alguns conselhos para os seus concidadãos. Mas o que deveria ser uma iniciativa salutar passou a ser motivo para ridicularizar a autora. É que Nora Berra sugeriu aos “mais vulneráveis”, incluindo os sem-abrigo, que evitassem sair de casa.

Nora Berra escreveu no seu blogue que uma das “principais medidas a adoptar em caso de frio extremo, especialmente pelas populações mais vulneráveis”, é que as pessoas “devem evitar sair”. E passou a enumerar os grupos de pessoas aos quais se dirigia: “Sem-abrigo, crianças, idosos ou com certas doenças respiratórias crónicas, cardiovasculares ou endócrinas”.

O texto original é citado pelo Libération, uma vez que a governante francesa o editou depois de a polémica estalar. Quando o insólito conselho chegou aos olhos do “povo”, a fotografia de Nora Berra começou a ser partilhada nas redes sociais com uma imagem de Maria Antonieta ao lado, comparando a frase da actual governante à famosa declaração da rainha consorte de Luís XVI: “Se não têm pão, que comam brioches”.

A falta de sensibilidade para com os pobres de Maria Antonieta, guilhotinada no processo da Revolução Francesa, é assim posta lado-a-lado com a de Nora Berra face aos sem-abrigo. Claro que a secretária de Estado tentou emendar a mão, mas já foi tarde. A montagem das duas imagens, muitas vezes partilhada com os mais depreciativos comentários, já ultrapassou as fronteiras francesas.

Ontem, terça-feira, Nora Berra publicou novo texto no seu blogue: “Há assuntos que não se prestam à ironia. A minha comunicação era global, de boas práticas para estes períodos de frio extremo e uma mensagem de vigilância que todos os jornalistas sérios e visados compreenderam e levaram a cabo neste fim-de-semana, e isso é o essencial”.

“A fabricação de tal controvérsia fora do contexto integral da intervenção, truncando, modificando e acrescentando observações para lhes mudar o sentido e pôr em causa a sua sinceridade é totalmente imprópria e desadequada. A gravidade do assunto impõe seriedade, ponderação e dignidade”, conclui a governante.

A indignação de Nora Berra não conseguiu, no entanto, estancar o número de comentários que continuam a escrever-se no Twitter (agrupadas através da hashtag #noraberra) e de partilhas da sua foto com a imagem de Maria Antonieta no Facebook.

A vaga de frio que assola a Europa fez mais de 450 mortos ao longo da última semana. Muitas das vítimas são sem-abrigo.