8.2.12

Aprender a “fazer contas à vida”

in Jornal das Caldas

Tendo em atenção o atual contexto económico do país e as dificuldades que muitas famílias estão a atravessar, o Município do Bombarral, o banco Barclays e a Segurança Social promoveram durante os meses de dezembro e janeiro um curso de literacia financeira.

A iniciativa decorreu no âmbito do projeto municipal Jovens Solidários, do Banco Local de Voluntariado do Bombarral, e destinou-se aos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI).

“Fazer Contas à Vida” é a designação deste programa, que tem como principal objetivo dotar os adultos de contextos sociais mais desfavorecidos de conhecimentos e capacidades que lhes possam ser úteis na sua vida quotidiana.

A primeira ação contou com a participação de quinze pessoas residentes na vila do Bombarral. Composto por várias atividades didáticas, o curso pretendeu levar os formandos a refletir sobre o papel que o dinheiro desempenha nas suas vidas, a desenvolver competências de gestão das suas finanças, a ponderar as consequências financeiras das suas decisões, bem como a ganhar confiança relativamente às questões financeiras.

Cátia Figueiredo e Sara Santos foram as formadoras que, em regime de voluntariado, tiveram a tarefa de ensinar os formandos a “Fazer Contas à Vida”.

As entidades promotoras estão já a ponderar fazer chegar o curso às restantes freguesias do concelho.