8.2.12

Operação ‘S.Ó.S Lisboa’ arranca com a missão de ajudar idosos que vivem isolados

in Câmara Municipal de Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa disponibiliza desde dia 7 de fevereiro o número gratuito 800 204 204, com a finalidade de dar resposta urgente a situações de risco e ao isolamento a que estão sujeitos cerca de 85 mil idosos no concelho de Lisboa. Veja aqui a reportagem vídeo.

infraestrutura de socorro já existente, está concentrada na Sala de Operações Conjunta, que congrega num só local, elementos da Proteção Civil, dos Bombeiros Sapadores e da Polícia Municipal, 24 horas por dia, 365 dias por ano. O número verde 800 204 204 é atendido por esta equipa que imediatamente aciona a ação de socorro necessária.

Na conferência de Imprensa, que teve lugar na sala do arquivo dos Paços do Concelho, o presidente, António Costa, juntamente com a vereadora da Ação Social, Helena Roseta e o vereador da Proteção Civil, Manuel Brito, salientou a importância deste plano de emergência, apelando à comunicação social para a divulgação do mesmo, para que se crie uma ampla rede de informação junto de vizinhos, comerciantes, centros de saúde e instituições. “Um alerta a tempo pode salvar uma vida”, referiu. Para isso, a CML vai efetuar uma campanha de sensibilização com cartazes, MUPIS, spots televisivos e radiofónicos, difusão na internet e o indispensável “passe a palavra”.

Para suporte de toda a operação ‘S.Ó.S Lisboa’, foi criada uma plataforma de sinalização georreferenciada dos idosos em situação vulnerável, gerida pela CML e acessível aos parceiros da Rede Social de Lisboa. “Estamos a desenvolver negociações com as operadoras de telecomunicações para se ampliar o serviço de teleassistência, que até agora tem sido desenvolvido com a Cruz Vermelha Portuguesa, para que numa primeira fase possamos atingir com estes equipamentos 1000 idosos que nos sejam referenciados como mais carenciados”, adiantou o autarca.

Também se pretende mobilizar os 900 voluntários do Banco Municipal de Voluntariado e os 250 voluntários da Proteção Civil de Lisboa para o acompanhamento de retaguarda, no quadro do programa municipal ‘Ajuda Lisboa’.

Durante a conferência foram apresentados dados dos apelos de emergência recebidos durante 2011, no Regimento de Sapadores Bombeiros e na Proteção Civil da CML. Cerca de 1511 chamadas para ocorrências designadas por “abertura de porta com socorro”, foram efetuadas, tendo sido salvas 1.129 pessoas e resolvidas 303 situações de risco. No entanto, 79 pessoas foram encontradas mortas. Esta realidade coloca em evidência a existência de casos de idosos isolados, em situações de grave carência e risco de vida, que urge acompanhar e que a linha ‘S.Ó.S Lisboa’ pretende ajudar a colmatar.

Operação S.Ó.S Lisboa