8.2.12

"Pobreza tende a aumentar"

in RR

Presidente da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza adianta que Portugal é um dos países com um índice mais elevado de crianças pobres

O presidente da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza sublinha que os números da pobreza revelados esta terça-feira pelo Eurostat correspondem à realidade e que "a tendência é para aumentar". O gabinete de estatísticas da União Europeia revelou que um em cada quatro portugueses estava em risco de pobreza em 2010.

"Ainda não temos dados, mas a situação já piorou em 2011", disse o padre Jardim Moreira à Lusa, lembrando que "o desemprego leva necessariamente as pessoas a ficarem sem poder de compra" e, como consequência, alguns retiram os filhos da escola, outros emigram, entre outras situações.

"É um problema um bocado negro. Quase todas as semanas vemos empresas a fechar e também quase todas as semanas temos mais cortes, mais impostos. As pessoas aguentam, mas não sei até onde. Vamos ver."

O padre Jardim Moreira adianta que Portugal é um dos países com um índice mais elevado de crianças pobres (24%). Para o presidente da EAPN, as crianças são as que "vão sentir mais rápido a pobreza familiar".

Os idosos também são afectados, porque a “família não tem recursos para os acompanhar e abandona-os”, disse, alertando que, se a “vizinhança não se preocupar com eles, correm o risco de morrer sós por fome e abandono, como tem vindo a acontecer”.

Para o responsável, "a resposta à crise passa por uma mudança de atitude do coração das pessoas, de mentalidade e de comportamento".

Segundo dados divulgados esta hoje pelo Eurostat, um em cada quatro portugueses estava em risco de pobreza ou exclusão social em 2010, ou seja, quase 2,7 milhões de pessoas.

Os dados do gabinete de estatísticas da União Europeia indicam que a percentagem de portugueses a viver em risco de pobreza ou exclusão social aumentou de 2009 (24,9%) para 2010 (25,3%) - a média europeia é ligeiramente inferior (23,4%).