Inês Patola, in Rádio Voz da Planície
Analisar a estratégia nacional para a integração das comunidades ciganas foi o principal objectivo do IV Encontro Distrital de Mediadores Ciganos que decorreu em Beja.
As instalações do Núcleo Distrital de Beja da EAPN-Rede Europeia Anti-Pobreza receberam, no final da semana passada, o IV Encontro Distrital de Mediadores Ciganos.
Analisar a estratégia nacional para a integração das comunidades ciganas foi o principal objectivo deste encontro que contou com a participação da maioria dos mediadores ciganos do distrito de Beja.
No final foi manifestada uma enorme satisfação, por parte dos mediadores, pela definição da Estratégia de Inclusão das Comunidades Ciganas em Portugal mas foi constatada uma ausência de recursos neste projecto como afirma João Martins, responsável em Beja pela Rede Europeia Anti-Pobreza.
Outra ideia que saiu deste encontro é que é importante considerar a habitação, a saúde, a educação e o emprego como factores determinantes para a inclusão das comunidades ciganas.
Ainda segundo João Martins a elaboração da Estratégia não pode contar apenas com os mediadores é fundamental que as comunidades ciganas participem nesta discussão.