in JasFarma
Mobilizar a sociedade portuguesa e europeia, sensibilizando-a para a compreensão dos fenómenos da pobreza e exclusão social enquanto violações de Direitos Humanos é o objectivo central da iniciativa intitulada «Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social», que decorrerá durante a semana de 15 a 19 de Outubro. Na edição do ano passado foram organizadas 114 iniciativas, que envolveram certa de 130 entidades.
«Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social»
Este projecto surgiu em 2010, no seguimento das actividades levadas a cabo no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social. Trata-se de uma organização conjunta de Amnistia Internacional, AMI – Assistência Médica Internacional, Associação ANIMAR, EAPN Portugal/Núcleo Distrital de Lisboa, Fundação Aragão Pinto, Junta de Freguesia de Santos-o-Velho (Comissão Social).
Âmbito europeu
Em 2012 a organização pretende envolver um maior número de pessoas a nível nacional e estender a iniciativa ao nível europeu, envolvendo cerca de 25000 pessoas por país europeu.
Actividades
As actividades levadas a cabo no âmbito do «Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social» são da responsabilidade da entidade que as organiza devendo, no entanto, corresponder aos objectivos da iniciativa. A ficha de participação encontra-se disponível em http://pelocombatepobreza.blogspot.pt/.
Entre as muitas actividades já desenvolvidas nos anos anteriores, e que a organização sugere que sirvam de inspiração para a edição deste ano, fazem parte rastreios na área da saúde, sessões gratuitas em teatros, distribuição de folhetos informativos, abertura gratuita de museus e organização de visitas a esses museus por parte das entidades que interajam com indivíduos em situação de vulnerabilidade à pobreza e exclusão social, sessões de cinema seguidas de espaço de debate sobre o tema do evento, exposições fotográficas, tertúlias, simpósios, seminários ou workshops.
Contacto:
E-mail da iniciativa: combatepobreza@gmail.com