15.10.12

Novos aumentos na energia para 2013 anunciados nesta segunda-feira

in Público on-line

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anuncia esta segunda-feira a subida nos preços da electricidade, na proposta para a tarifa transitória a vigorar entre Janeiro e Março de 2013.

É a primeira vez que o regulador propõe tarifas transitórias para a electricidade e gás natural – estas últimas anunciadas só em Dezembro. O novo modelo para a proposta de preços no sector surge do compromisso assumido entre a troika e o Governo para a liberalização do sector.

Este processo deverá estar concluído em Dezembro de 2015, altura em que o consumidor começa a escolher o seu fornecedor de energia. A substituição de tarifas reguladoras para o gás e electricidade por tarifas anunciadas trimestralmente é o segundo passo no sentido de uma abertura ao mercado.

Não obstante, mesmo depois de 2015, a ERSE deve continuar a anunciar valores de referência para a energia, e assim travar eventuais aumentos desproporcionados de preços.

A decisão de manter a ERSE como indicadora de preços de referência para o sector energético surge no esforço de tentar conter a escalada de valores que se advinha com a abertura de mercado. “Todos sabemos que em processos de liberalização, os preços acabam por estar um bocadinho acima e nós queremos evitar isso”, declarou o secretário de Estado da Energia, Artur Trindade.

Segundo dados do regulador, em Agosto, o consumo de energia eléctrica no mercado liberalizado em Portugal atingiu 56,4% do consumo total, depois de uma subida de 7,6% face a Julho. O número de consumidores em regime de mercado situa-se agora nos 681.797.