8.1.13

Sentimento económico continuou a subir na zona euro e na UE em Dezembro

in iOnline

O indicador de sentimento económico subiu, em dezembro, 1,3 pontos na zona euro e 0,3 pontos na União Europeia (UE), segundo dados divulgados hoje pela Comissão Europeia.

Na zona euro, o indicador - que mede a confiança e as expectativas quanto à economia de consumidores e empresas europeias – subiu para 87 pontos em dezembro, enquanto na UE a 27 avançou para 88,4 para pontos.

Em novembro, o indicador de sentimento económico havia subido para 88,1 pontos na UE e para 85,7 pontos na zona euro.

De acordo com o executivo comunitário, entre as sete principais economias europeias, o indicador de sentimento económico subiu em Itália (2 pontos), na Alemanha (1 ponto), na França (0,4 pontos), em Espanha (0,3 pontos) e na Holanda (0,2 pontos), tendo recuado na Polónia (-0,2 pontos) e no Reino Unido (-3,5 pontos).

Em Portugal, o indicador subiu de 72,9 pontos em novembro para 77,5 em dezembro.

Os dados da Comissão Europeia foram divulgados no mesmo dia em que o Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou que o indicador de clima económico e a confiança dos consumidores continuaram a agravar-se em dezembro em Portugal, embora a queda tenha sido menos intensa do que nos meses anteriores.

Segundo o INE, o indicador de confiança dos consumidores (calculado através de inquéritos a particulares) “diminuiu nos últimos meses, atingindo em dezembro um novo mínimo da série”, alcançando os -59,8 pontos.

O indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade), por sua vez, agravou-se uma décima para os 4,4 pontos.