14.7.21

Contextos | Projeto ‘Communities Driving Change’ (Europa para os Cidadãos)

in +Algarve

A Contextos – Cooperativa do Desenvolvimento e Coesão Social, CRL, lançou o projeto 'Communities Driving Change'. A sessão oficial de lançamento do projeto teve lugar no Anfiteatro Paulo Freire no Campus da Penha, Universidade do Algarve, no dia 28 de junho às 17h00.

'Communities Driving Change', financiado pelo programa Europa para os Cidadãos – Medida Projetos da Sociedade Civil, é um projeto em que os cidadãos farenses terão a oportunidade de expressar as suas ideias e necessidades, através da utilização de ferramentas digitais e físicas, reforçando, deste modo, a sua participação cívica nos processos de tomada de decisão local. O projeto pretende igualmente dar a conhecer ferramentas e/ou mecanismos de participação cívica já existentes no território.

O projeto é coordenado pela Contextos – Cooperativa para o Desenvolvimento e Coesão Social CRL em parceria com 3 organizações não governamentais europeias, nomeadamente da Roménia, Grécia e Lituânia.

Para além da apresentação oficial do projeto, debatemos mecanismos de participação cívica, a nível local, regional, nacional e europeu, e demos início ao processo de identificação de necessidades, preocupações e perceções sobre os mecanismos de participação e o processo tomada de decisões a nível local.

Entre os nossos convidados encontravam-se representantes de organizações governamentais e não-governamentais, tais como, a Câmara Municipal de Faro, Faro2027, a CCDR Algarve, a ECOS, o Instituto Português de Desporto e Juventude, a EAPN (Rede Europeia Anti Pobreza), a Associação Potencial Jovem e a ATREVO.

Durante a sessão de lançamento do projeto, tivemos o prazer de ouvir 3 convidados, os quais partilharam connosco e com os assistentes, boas práticas ao nível da participação cívica, mecanismos de participação a nível local, regional e processos colaborativos, nomeadamente:

Patrícia Henriques da ECOS – Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento, CRL falou sobre o projeto EducAction que tem como principal objetivo, a promoção das competências sociais e cívicas dos/as jovens.

Apresentação "Algarve 2030 – uma estratégia participativa!" sobre o processo participado (cidadãos, entidades públicas e não governamentais, entre outros) para a criação conjunta da Estratégia Nacional Portugal 2030 apresentada por Aquiles Marreiros do CCDR Algarve.

Por fim, Sofia Martins, do projeto Faro2027, que durante a sua apresentação "Como se traduz Communities Driving Change para Algarvio" falou sobre as diferentes formas de participação, entre outros assuntos. A sessão oficial de lançamento, foi apenas o primeiro passo de um projeto de longa-duração, o qual pretende fornecer ferramentas aos cidadãos, no intuito de melhorar a participação cívica e os mecanismos de participação existentes.

Convidamos todos os cidadãos farenses a participar nas próximas atividades. Fiquem atentos ao nosso website e às nossas redes sociais.

Sobre a Contextos

A história da Contextos começa em 2016 com a ideia de dar resposta às exigências sociais de forma integral e de propor soluções feitas à medida. A Contextos tem como objetivo principal fomentar e promover o empowerment e o desenvolvimento comunitário como a pedra angular dos processos de mudança na sociedade, utilizando ferramentas participativas para desenvolver competências e capacidades de indivíduos e organizações.

Os nossos projetos centram-se na cultura, comunicação, educação/formação, democracia participativa, cidadania ativa, direitos humanos, diálogo intercultural, aprendizagem não formal, empreendedorismo social e inclusão social. Seguimos de forma transversal nos nossos projetos e atividades os princípios da educação não-formal. Utilizamos um conjunto diversificado de abordagens e métodos de aprendizagem, em que os participantes são desafiados a fazer uso de uma atitude crítica e reflexiva sobre a sua própria experiência (profissional e/ou pessoal).

Para mais informação consulte:
Website: https://contextos.org.pt/
Facebook: https://www.facebook.com/contextos.org.pt
Instagram: https://www.instagram.com/contextospt/
LinkedIn: https://pt.linkedin.com/company/contextospt