7.7.21

Risco de pobreza em Portugal aumenta em 2020

in Idealista.pt


Portugal é um dos nove países da UE que teve um agravamento do risco de pobreza em termos homólogos, segundo o Eurostat.
Eurostat

O risco de pobreza aumentou em Portugal em 2020, ano marcado pelo aparecimento da pandemia da Covid-19, face a 2019. Portugal foi, de resto, um dos nove países europeus que teve um agravamento do risco de pobreza entre os cidadãos dos 18 anos 64 anos em termos homólogos. Em causa estão dados divulgados esta segunda-feira (5 de julho de 2021) pelo Eurostat.

Segundo o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), “em comparação com 2019, entre os Estados-membros com dados estatisticamente significativos, foram observados aumentos da taxa de risco de pobreza da população em idade ativa em Portugal, Grécia, Espanha, Itália, Irlanda, Eslovénia, Bulgária, Áustria e Suécia”.

As estimativas divulgadas pelo Eurostat apontam, no entanto, para que, no conjunto do bloco, a taxa de risco de pobreza se tenha mantido em níveis estáveis.

“Na UE, o rendimento familiar disponível, bem como a taxa de risco de pobreza, permaneceram estáveis em 2020, apesar da situação variar entre os Estados-membros”, conclui.