Ana Correia Costa, in Jornal de Notícias
Centrada nas questões sociais, a futura Loja do Cidadão de Santo Tirso nascerá do projecto de Atendimento Integrado que a Câmara anunciou anteontem, no âmbito de uma conferência de Imprensa sobre as actividades da Acção Social do município.
Estabelecido entre parceiros da rede social do concelho, como a Câmara, Segurança Social, Associação de Solidariedade e Acção Social, Misericórdia e Associação de Moradores de Ringe, o Atendimento Integrado "visa apoiar indivíduos e famílias em dificuldade, na prevenção e/ou resolução de problemas geradores ou gerados por situações de exclusão", refere a Autarquia. Está previsto o apoio no campo do Rendimento Social de Inserção ou a nível económico, como ajudas na aquisição de medicamentos ou transportes.
"A Loja do Cidadão vai ter uma componente grande da Segurança Social", revelou o autarca Castro Fernandes. Também "em projecto", salvaguarda Fernandes, estão as residências partilhadas. Destinado a idosos e outros munícipes sujeitos a exclusão. Serão ainda criadas residências para deficientes autónomos sem apoio familiar, uma valência que deverá funcionar no complexo de habitação social de Areias.