25.5.08

Durão defende política de imigração comum

in Jornal de Notícias

O presidente da Comissão Europeia (CE) reiterou, ontem, em Haia, a necessidade de uma política de imigração comum, sublinhando ao mesmo tempo os desafios enfrentados pela União Europeia (UE), especialmente no tocante à mudança climática. "Não é racional haver diferentes políticas nacionais quando existe um espaço comum", disse Durão Barroso durante uma conferência de Imprensa no âmbito das celebrações do 60.º aniversário da primeira reunião do Congresso da Europa, que em 1948 lançou a ideia dos Estados Unidos da Europa.

Durante a abertura do fórum, Barroso pediu "confiança no futuro" da Europa e disse haver motivos para "orgulho nos nossos valores".

O presidente da CE também sublinhou que a Europa enfrenta "desafios globais", entre os quais se destaca a mudança climática, um quadro para o qual a UE procura a implicação de países à escala global. "A Europa não é apenas para a Europa, mas também para o resto do Mundo. Temos desafios globais e necessidade de respostas globais", observou Durão Barroso no seu discurso perante cinco centenas de delegados de 40 países.