22.5.08

Baixou o número de inscritos nos centros de emprego

in Jornal Público

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego diminuiu em Abril 8,2 por cento face ao mesmo período do ano anterior, mantendo a trajectória descendente pelo 26.º mês consecutivo, indicou ontem o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Relativamente ao mês anterior, o número de desempregados inscritos caiu 1,2 por cento, referem os dados mensais do instituto.

No final do mês de Abril, estavam inscritos nos Centros de Emprego 386.341 desempregados, menos 34.344 inscrições do que no período homólogo e menos 4685 inscrições do que no mês de Março.

A procura de novo emprego, situação que abrangia 91,4 por cento dos desempregados, apresentou um decréscimo de 9 por cento face ao período homólogo, enquanto a procura de primeiro emprego aumentou 1,9 por cento.

No que se refere ao tempo de permanência em ficheiro dos desempregados inscritos, 59,5 por cento dos indivíduos estavam registados há menos de um ano e 40,5 por cento há um ano ou mais (desemprego de longa duração). O desemprego de curta duração diminuiu 7,8 por cento e o desemprego de longa duração decresceu 8,6 por cento, face a Abril de 2007.

A diminuição do desemprego verificou-se tanto nos homens (uma redução de 10,7 por cento) como nas mulheres (uma redução de 6,3 por cento), assinala o IEFP.
Por grupo etário, o número de desempregados jovens diminuiu 7,8 por cento e de adultos caiu 8,2 por cento. Lusa