23.5.08

Desigualdades sociais revelam país de injustiças

in Diário de Notícias

O relatório social europeu aponta Portugal como o país mais desigual da Europa a 25 (Bulgária e Roménia, que entraram em 2007, ainda não contam para o caso). Utiliza o índice Gini, que atribui ao país 41% de desigualdade (o ideal de igualdade é o 1%), enquanto a Suécia se fica pelos 22,5%.

O resultado para Portugal não surpreende, pois há vários anos que o Eurostat, que mede a desigualdade através da relação entre os 20% mais ricos e os 20% mais pobres, coloca também o País no fim da tabela europeia, com um valor na ordem dos 8. O que surpreende, e sobretudo choca, é que não se sinta grande evolução, apesar de várias políticas sociais postas em prática por sucessivos governos. Como se o País tivesse que pagar por, ao longo da sua história no século XX, não ter sido nem uma grande potência económica, como a Alemanha, nem um modelo de Estado-Providência, como a Suécia, nem um caso de igualitarismo comunista, como a Eslovénia (um exemplo de sucesso).

Um país desigual é um país injusto. E se ninguém prega hoje a igualdade absoluta, a verdade é que a injustiça é para ser combatida. E Portugal continua a ser socialmente injusto, mesmo que o actual Governo lembre que os dados são de 2004 e que, entretanto, houve já alguns progressos.



Preocupado com os crescentes casos de portugueses afectados por obesidade mórbida, o Governo anunciou, a 11 de Novembro último, que iria financiar a 100% as cirurgias de colocação de bandas gástricas.

Volvidos seis meses, tudo continua na mesma, não se passou nada - nem um único cidadão obeso viu a sua qualidade de vida melhorada ao abrigo da medida popular proclamada aos quatro ventos, mas que afinal não foi concretizado.

Este faltar à palavra dada é grave por dois motivos.

Em primeiro lugar, porque para a esmagadora maioria dos 2250 obesos que estão em lista de espera, a comparticipação parcial de 2900 euros é curta de mais para uma cirurgia que custa 8500 euros.

Em segundo lugar, porque o Executivo deveria ser uma pessoa de bem e a sua palavra valer ouro.

É por este caso e outros iguais a este que a credibilidade dos políticos está em baixa e que a taxa de abstenção nas eleições nacionais tem sido cada vez mais elevada.

O episódio da promessa aos obesos que não foi cumprida é um mau exemplo, que fica mal ao Governo e à Direcção-Geral da Saúde, no Dia Nacional Contra a Obesidade que se assinala amanhã. Uma falha que a Oposição se encarregará de juntar à manutenção das Scut a fazerem jus ao nome (ou seja, sem custos para o utilizador) e ao não aumento dos impostos, como promessas eleitorais não cumpridas.