23.5.08

Pobreza atinge quem já está frágil

in Jornal de Notícias

Mesmo em países ricos idosos sofrem carências

A vulnerabilidade de alguns grupos da população à pobreza não ocorre apenas em países como a Grécia, Itália ou Portugal, refere o relatório. Os idosos estão nessa margem de risco também em países como a Dinamarca, Finlândia ou Suécia, que têm dos rendimentos mais elevados e menores índices de pobreza global. Casais idosos e mulheres sós, também idosas, correm maior risco de pobreza.

Ter emprego não garante tudo

O fenómeno já tinha sido detectado em Portugal e volta a ser constatado pelo relatório os baixos salários potenciam e mantêm o estado de pobreza. Tal ocorre também na Eslováquia e na Hungria. Nestes três países, os empregados com um ou dois filhos contribuem em 12 a 14% para o conjunto dos que vivem abaixo do limiar de pobreza.

Pouca mudança ocorreu desde a década de 70

O relatório inclui dados comparativos sobre a evolução da falta de equidade socioeconómica, em diversos países, desde meados dos anos 70 até ao ano 2000. Portugal é aí referido como tendo tido um aumento dessa desigualdade de meados de 80 a meados de 1990. Depois de 1995 e até 2000, não terá havido mudança, para melhor ou para pior - assegura a Comissão.