31.5.08

"Emprego Verde" para inserir

in Jornal de Notícias

A Câmara de Bragança vai avançar com o Emprego Verde para criar trabalho na área do ambiente. A iniciativa é destinada à população de etnia cigana.

Este conceito tem como objectivo principal ajudar as pessoas menos habilitadas, preparando-as para a inserção no trabalho em florestas ou em jardins. "É uma nova abordagem do emprego, que vai ser candidata ao INTERREG", afirmou o autarca, Jorge Nunes.

A autarquia já realizou várias acções de formação. O autarca considera que a frequência da escola "é fundamental", mas defende maior investimento na formação profissional, através de respostas específicas e não em programas normalizados.

O município vai ainda investir 8,5 milhões de euros para criar melhores condições de vida à população carenciada do concelho, nomeadamente aos ciganos, que são cerca de 300.

Erradicação de barracas

Um dos projectos prevê a erradicação de barracas da antiga lixeira, onde actualmente vivem 28 famílias. Outro projecto em marcha é do "Casa da Mãe d'Água", com um carácter mais abrangente e que vai absorver sete milhões de euros. Será criado um gabinete de intervenção social, que terá como mancha prioritária de acção os bairros da Mãe d'Água, Campelo e Estação, zonas mais problemáticas. No entanto, destina-se a intervir em todos as frentes de carência na cidade.

Apesar de o município não ter ainda situações de grande exclusão social, a crise económica está a originar o aparecimento de novos casos de pobreza, na parte urbana. Há precariedade económica, abandono de idosos ou deficientes e desemprego.