1.10.12

Clima social: 98% dos portugueses dizem que situação é má

in Agência Financeira

Pior só a Grécia, com 100%. Em Espanha, 68% mostram-se pessimistas


A esmagadora maioria dos portugueses que responderam ao inquérito do Eurobarómetro sobre «Clima Social» têm uma visão negativa da situação económica em Portugal e do emprego.

Segundo o Eurobarómetro, citado pela Lusa, 98% dos portugueses consideraram que a situação económica em Portugal é má, mais dois pontos percentuais do que no ano passado.

Este valor só é ultrapassado pelo da Grécia (100%) e é igual ao de Espanha, sendo a média da União Europeia (UE) de 68%.

Emprego é fator de descontentamento

Segundo a sondagem, 97% dos portugueses disseram ser má a situação de emprego no país, o terceiro pior depois da Grécia e da Espanha (ambos com 99%) e acima da média da UE (76%).

Em relação ao apoio a desempregados, 85% dos portugueses responderam estar descontentes com a atual situação (52% na média da UE), uma percentagem abaixo da Grécia (97%) e acima da Espanha (70%).

Neste indicador, a Hungria e a Bulgária apresentam, respetivamente, valores de descontentamento na ordem dos 89 e 78%, respetivamente.

Daqui para a frente ainda piora

A maioria dos inquiridos em Portugal (60%) considera ainda que a situação vai piorar no próximo ano, acima dos 40% da média europeia.

Por outro lado, 89% dos portugueses mostraram má opinião sobre o atual estado do sistema de pensões (UE 55%), resultado apenas ultrapassado pela Grécia (97%).

As perspetivas para o próximo ano são maioritariamente más (62% consideraram que vai piorar, contra 4% que estavam otimistas e 26% que responderam que nada se alterará).

O serviço Nacional de Saúde (SNS) mereceu avaliação negativa de 64% dos inquiridos (UE 37%), contra 35% que se disseram satisfeitos (UE 62%).

No entanto, metade dos inquiridos consideraram que o SNS vai piorar no próximo ano (UE 32%) e apenas 5% dos portugueses responderam que vai melhorar (UE 12%).

O Eurobarómetro revelou ainda que Portugal apresenta o terceiro pior índice de clima social (-3,2%), atrás da Grécia (-5,8%), Hungria e Roménia (ambos com -3,8%). A média da UE é de -0,8%.

A Euroteste realizou em Portugal 1.001 entrevistas, entre 02 e 17 de junho, com um nível de confiança de 95%.