18.10.12

Uma semana a lutar contra a pobreza

Texto Juliana Batista, in Fátima Missionária

Várias instituições portuguesas estão a promover diversas atividades que assinalam a Semana de Luta contra a Pobreza e Exclusão Social. A AMI é uma delas e, para esta quarta-feira, tem programadas ações em vários pontos do país

Até dia 19 de outubro, decorre a Semana de Luta contra a Pobreza e Exclusão Social, que será assinalada com várias atividades de diversas instituições. As ações têm como objetivo principal «sensibilizar as pessoas para esta problemática e aumentar a expressão destas iniciativas de mobilização e de sensibilização para a luta contra a pobreza e exclusão social», refere a AMI. A organização não governamental é uma das muitas instituições que está a assinalar a efeméride, com iniciativas agendadas para esta quarta-feira, dia 17. Uma delas é um almoço piquenique com os utentes dos centros «Porta Amiga» de Lisboa.

No mesmo dia, o Espaço Municipal da Flamenga, na capital portuguesa, recebe a II Feira de Recursos, organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lisboa Oriental. «Esta feira é constituída por quatro painéis, nos quais participarão várias instituições para debater a questão da Pobreza, expondo a visão do seu papel e da intervenção social, bem como dos recursos existentes na comunidade». Em Angra do Heroísmo, a AMI participa ainda como formadora no Programa Formar FIOS – Formar, Inserir e Ocupar Socialmente.

Também nos Açores, na residência Social de Ponta Delgada, será construído um mural com a presença dos utentes, colaboradores, parceiros e comunidade em geral, que, «através da escrita, desenho ou fotografia permitirá transmitir a perceção, forma ou estratégia de combate à pobreza e exclusão social», informa a Assistência Médica Internacional. Até ao final da semana, será possível visitar a exposição «Ser feliz é…» no centro «Porta Amiga» do Porto. Segundo a AMI, «nesta exposição serão apresentadas frases e fotografias sobre o tema Felicidade». Informações sobre todas as entidades envolvidas e os seus eventos, podem ser consultadas através do blogue «Pelo Combate à Pobreza».