Ana Elias de Freitas, in Voz da Planície
Trata-se de uma iniciativa integrada no âmbito das celebrações do “Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza”, que se assinalou ontem, e que é organizada pelo Núcleo Distrital de Beja da Rede Europeia Anti-Pobreza.
O cordão começa às 10.00 horas, na Praça da República, e a esta acção associa-se a Rede Social do Concelho. A autarquia bejense e os alunos da Escola Básica e Jardim de Infância da Freguesia de Albernoa apoiam também esta causa.
Recorde-se que com base nos dados disponíveis em 2008, 85 milhões de pessoas viviam em risco de pobreza, na União Europeia, e que a crise económica agravou esta situação, expondo ainda mais, os grupos vulneráveis.
Neste contexto a organização considera que "a União Europeia deve continuar a intensificar os seus esforços nesta luta, uma vez que se trata de uma questão fundamental nesta nova década, onde é desejável um crescimento sustentável e inclusivo".
Afirma também que "a maioria dos Estados-Membros estão a adoptar medidas de austeridade que vão ter maior impacto nas pessoas que vivem em situação de pobreza e/ou de exclusão social" e que "a sociedade civil, mais do que nunca, tem um papel determinante na visibilidade da luta contra a pobreza e exclusão social e na sensibilização dos vários sectores da sociedade para uma responsabilidade que é de todos!".