18.10.12

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza assinalado hoje

in Rádio Pax

Assinala-se hoje o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. A EAPN Portugal - Rede Europeia Anti Pobreza, refere que a pobreza tem vindo a “intensificar-se (...) colocando em risco milhares de cidadãos, afectando de modo devastador os mais pobres, particularmente os que já o eram antes da crise, os desempregados, as crianças e os idosos”. A EAPN mostra-se “disponível” para, junto dos governantes, desenvolver um “ projecto colectivo que vise a erradicação da pobreza”.

De acordo com a Rede Europeia, a pobreza é “o resultado da escolha de um modelo de desenvolvimento económico que privilegia o lucro do capital financeiro e favorece a concentração da riqueza, a corrupção e a perigosíssima polarização da sociedade”. A EAPN considera “urgente” que se “tomem medidas políticas sérias, à luz do que está consignado nos Direitos Humanos, para salvaguardar as pessoas que se vêem privadas de exercer a sua plena cidadania e dignidade”.

João Martins, presidente do Núcleo Distrital de Beja da Rede Europeia Anti-Pobreza, deixa uma mensagem de “união” neste dia. Para o mesmo responsável “a única oportunidade para o País sair da situação em que se encontra é através do trabalho, da valorização dos critérios de diferenciação e numa perspectiva que todos têm que dar as mãos”. João Martins defende que o Alentejo é uma região de “oportunidades” e é preciso, “aproveitá-las da melhor forma”.

Amanhã, na Praça da República, no âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, decorre um cordão humano, durante a manhã.