18.10.12

Hoje é o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza...

Inês Patola, in Rádio Voz da Planície

17 de Outubro, hoje, assinala-se o Dia Internacional Para a Erradicação da Pobreza. Um problema que atinge massivamente uma grande parte da população portuguesa.

“Lutar contra a pobreza é defender a democracia” é o mote que e EAPN-Rede Europeia Anti-Pobreza escolheu para assinalar, hoje, o Dia Internacional Para a Erradicação da Pobreza.

Num comunicado enviado à nossa redacção é afirmado que “hoje, mais do que nunca, a pobreza e a exclusão social enquanto fenómenos sociais vão perdendo as suas fronteiras, e deixando de ser fenómenos periféricos, vinculados a grupos, características e condições, para se tornarem um problema que atinge massivamente uma grande parte da população no nosso país”.

É também afirmado que “o empobrecimento que resulta do desemprego, do emprego precário, da perda do rendimento médio disponível das famílias, da crise de protecção e de segurança, faz com que toda a sociedade perca bem-estar e generaliza a vulnerabilidade social”.

João Martins, responsável em Beja pela Rede Europeia Anti-Pobreza, afirma que o aumento da pobreza também é uma realidade nesta região.

Ainda segundo João Martins este é o momento para traçar caminhos e encontrar soluções, por isso, apela ao esforço e à união de todos.

Para a Rede Europeia anti-pobreza “a solidariedade e a visão europeia baseada na paz, justiça, segurança e dignidade está a ser diariamente minada por uma redução da protecção social e dos apoios aos cidadãos” e “as medidas que restringem, reduzem as prestações sociais e os direitos, “naturalizam” a situação, e remetem para os indivíduos a responsabilidade pela procura de soluções, desresponsabilizando a sociedade”.