Texto Juliana Batista, in Fátima Missionária
A Cáritas Internacional irá divulgar a campanha «Uma só Família Humana», investindo «toda a criatividade» no combate à fome no mundo, durante a exposição mundial de 2015
A Cáritas vai participar na Expo 2015, que irá realizar-se na cidade de Milão, em Itália, entre os meses de maio e outubro, com o tema «Nutrir o Planeta, Energia para a Vida». Na exposição universal, a organização humanitária vai divulgar a campanha «Uma só Família Humana», investindo «toda a criatividade» no combate à fome no mundo.
«[A Expo 2015] não poderia ser a primeira que promove a ideia de que só vivendo e agindo como uma única família humana solidária, justa e responsável, teremos energia para a vida e, sobretudo, alimento para todos?», perguntou Óscar Maradiaga, presidente da Cáritas Internacional, citado pela agência Ecclesia.
Em Milão, Óscar Maradiaga valorizou as exposições mundiais como «preciosas ocasiões» para a desenvolver a criatividade e para a inauguração de obras de arte e de monumentos que marcaram a história. «Foram estas vitrinas universais que fizeram nascer edifícios como a Torre Eiffel em Paris, o Atomium em Bruxelas ou o Palácio de Cristal em Londres, foram ocasiões para apresentar magníficas obras de arte, como o quadro ‘Guernica’ de Pablo Picasso dado a conhecer na Exposição Universal de Paris de 1937», disse.
O responsável pretende que estas exposições universais sejam também lembradas como um evento capaz de unir «toda a criatividade humana para combater a fome no mundo». Até 2025, a Cáritas Internacional promove uma campanha mundial na qual apela à erradicação da fome no mundo, alertando os governos, a Organização das Nações Unidas e todos os cidadãos para «o direito à alimentação».