A.F.S., in Diário Económico
10 milhões de pessoas podem estar a caminho da pobreza em 2020.
Mais de 10 milhões de alemães (12% da população) podem estar a caminho da pobreza em 2020, se o país, o motor da economia da Europa, não voltar a um crescimento do PIB acima dos 3% ao ano. A conclusão é de um estudo da consultora McKinsey e coincide com outras análises anteriores, que estão a deixar a classe média alemã (que há oito anos constituía 62% da população e actualmente não chega aos 50%) cada vez mais preocupada.
A McKinsey alerta para o facto de as autoridades políticas – ‘emparedadas’ pela contestação face ao mau andamento da economia – terem feito crescer a despesa pública e deixado cair as receitas. Os gastos com o apoio social – nomeadamente com os 9% de de-sempregados – e a diminuição dos impostos podem estar a levar a economia alemã para um beco sem saída.
A consultora adverte o governo de Angela Merkel que deve ter presente a necessidade de assumir reformas estruturais que possam alterar este estado de coisas. A Mckinsey culpa os responsáveis alemães pelo abrandamento da produtividade da economia


