7.5.08

Especulação nos cereais tende a acabar

in Jornal de Notícias

A especulação no preço dos cereais tende a acabar com o aumento previsto da produção na União Europeia (UE), estimando-se obter excedentes de 24 milhões de toneladas este ano, afirmou o ministro da Agricultura.

Jaime Silva defendeu que se assiste a uma situação de "especulação, mas também a um ciclo de preço normal no mercado", resultado da combinação entre a oferta e a procura.

O valor pago pelo trigo mole, utilizado para fazer pão, atingiu um pico em Janeiro, mas em Março já caiu porque "em Junho já vai haver cereal" da nova campanha. Este tipo de trigo custava 122,7 euros a tonelada em 2006 e subiu aos 187 euros em 2007, o que representa um acréscimo de 53%, especificou o ministro.

O programa de ajuda alimentar a pessoas carenciadas prevê distribuir produtos no valor de 14 milhões de euros em 2008, com os primeiros cinco concursos a decorrer até final de Maio, afirmou o ministro da Agricultura. Jaime Silva avançou que estão a decorrer os primeiros cinco concursos para distribuir alimentos como massas, cereais para pequeno-almoço, bolachas, farinha ou açúcar.

Jaime Silva explicou ainda que através do programa de ajuda alimentar aos mais carenciados, totalmente financiado pela UE, as organizações podem ter acesso a alimentos gratuitamente e distribuí-los pelas instituições de menores dimensões e pelas pessoas que necessitam.

A comissária europeia da Agricultura afirmou, por seu lado, que as políticas da UE para promoção dos biocombustíveis têm um efeito "verdadeiramente limitado" nos preços dos alimentos, uma vez que a percentagem da produção agrícola utilizada é reduzida. Fischer Boel afirmou que, além dos biocombustíveis, existem "outras razões" para a subida do preços dos alimentos, afirmando que na UE apenas 1% dos cereais cultivados é utilizado para o fabrico de bioetanol.

Os Bispos portugueses sugerem a criação de um Observatório Social para acompanhar e combater em Portugal os efeitos da crise alimentar mundial. A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), reunida em Fátima, manifestou apreensão perante o cenário de crise e pediu medidas concretas para responder a esta situação. Por outro lado, o observatório social da Caritas irá ser utilizado para avaliar os casos de carência mais grave.