19.5.08

Observatório para famílias

in Jornal de Notícias

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas vai lançar um Observatório para ajudar as autarquias a perceberem quais as medidas mais úteis e eficazes que podem tomar para apoiarem as famílias, anunciou à Lusa uma responsável daquele organismo.

Antes de avançar para a criação do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, a Associação inquiriu os 308 municípios portugueses sobre as iniciativas em curso e as medidas propostas para não penalizar as famílias numerosas.

"Responderam 181 autarquias e disseram-se dispostas a avançar para a criação de medidas", explicou Ana Cid, responsável da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas (APFN). Feito o levantamento das medidas de apoio familiar em aplicação nas autarquias portuguesas, o Observatório, que será lançado quarta-feira, vai identificar quais as iniciativas mais adequadas e acompanhar a sua aplicação.

"Algumas autarquias não sabem ou que devem fazer ou como. A ideia deste Observatório é também ajudar os municípios a agir melhor. Queremos ajudar também a que percebam a diferença entre políticas sociais e políticas de família", acrescentou Ana Cid.

A associação pondera elaborar um "ranking" das autarquias mais amigas da família. A APFN considera como autarquias familiarmente responsáveis aquelas que promovem a conciliação entre família e trabalho.