9.5.08

Idosos pagam metade dentro de poucos dias

in Jornal de Notícias

Os idosos com mais de 65 anos passam a pagar, a partir da próxima semana, metade das taxas moderadoras das consultas e internamentos no Serviço Nacional de Saúde. A medida, ontem publicada em "Diário da República", deverá abranger cerca de 350 mil pessoas. A redução é justificada no decreto-lei com o facto de os idosos serem um segmento da população que, "por norma, revela especial dependência dos cuidados de saúde".

Assim, um utente de 65 ou mais anos vai pagar 2,20 euros por consulta. num hospital central, 1,45 num distrital e 1,07 num centro de saúde. Em caso de internamento, os primeiros dez dias custarão ao idoso 2,55 euros por dia, enquanto uma cirurgia ficará por 5,10 euros. Por uma urgência num hospital central, desembolsará 4,46 euros (3,95 num distrital e 1,73 num centro de saúde).

Recorde-se que os beneficiários de pensões inferiores ao salário mínimo estão isentos de taxas, tal como as grávidas, os menores 12 anos, os desempregados, os dadores de sangue e alguns grupos profissionais. Em 2007, os portugueses gastaram 71,14 milhões de euros em taxas moderadoras, dos quais 2,42 milhões em internamento.