6.5.08

Sinais de alerta

in Jornal de Notícias

Às vezes, começa pelo controlo dos registos do telemóvel ou pela proibição de vestir esta ou aquela peça de roupa. "São pequenos sinais de violência que os homens exercem sobre as mulheres, se entendermos que a violência é o exercício do poder e do controlo", esclareceu Maria José Magalhães, da UMAR.

"Depois, esses pequenos exercícios de poder evoluem para casos mais graves de controlo e dominação", juntou. O crescendo de violência é intervalado com "fases de lua de mel", em que o agressor se mostra arrependido. "Esse período de acalmia e sedução dura até ao próximo exercício de violência. Aos poucos a vítima fica mais fragilizada e com mais medo", explicou Maria José Magalhães.

Aquela técnica da UMAR esclareceu que por detrás destes crimes "estão concepções de homens e mulheres sobre o que é o amor e a propriedade da mulher".

Saber conhecer os primeiros sinais de agressividade e controlo de forma a travá-los de imediato é o objectivo das acções de sensibilização de públicos jovens que a UMAR organização em estabelecimentos de ensino. Pretende-se, assim, que os jovens desenvolvam cimportamentos e atitudes assertivas nas relações de intimidade.