in Jornal Público
O ministro do Trabalho e Solidariedade Social apelou ontem aos parceiros sociais para que disponibilizem o seu empenho para a obtenção de um acordo para a revisão do Código de Trabalho.
"Trabalharei para tal objectivo, mas precisarei de todo o empenho da parte dos parceiros sociais porque uma alteração das relações laborais assente num empenhamento dos parceiros sociais tem sempre muito mais probabilidades de ser bem-sucedida". Em declarações à Lusa, Vieira da Silva referiu que na próxima semana vão ser discutidas as propostas sobre contratação colectiva, ao mesmo tempo que é debatida a questão da adaptabilidade das empresas. O governante diz estar "esperançado" que da ronda negocial com os parceiros sociais saia um acordo entre as partes.
Questionado acerca das acusações de inconstitucionalidade das propostas já avançadas para alterar o Código de Trabalho, o ministro afirmou que não passam de "tentativas de condicionar o debate e de marcar à partida os limites que ele deve ter, não ajudando o processo de consenso". Lusa


