3.7.12

Segurança Social justifica demora no concurso para call center com 'auditoria interna'

in Sol

O Instituto da Segurança Social (ISS) justificou hoje a demora do concurso para concessão do centro de atendimento Via Segurança Social, em Castelo Branco, com a necessidade de uma «auditoria interna» ao serviço, numa nota enviada à Agência Lusa.
Deputados do PS de visita a Castelo Branco tinham hoje acusado o Governo de «irresponsabilidade» pelo atraso no lançamento do concurso, que iria minimizar os efeitos dos 400 despedimentos no centro de atendimento Via Segurança Social, na cidade.

O contrato entre o ISS e a empresa de recursos humanos RH Mais, para gestão do centro, terminou no sábado e a nova concessão só deve arrancar em Novembro, dado que o concurso público internacional ainda decorre.

Segundo os deputados, o normal seria que o novo contrato começasse no dia seguinte ao final do primeiro, permitindo que houvesse continuidade de postos de trabalho.

A nota do ISS refere que o actual conselho directivo do instituto foi confrontado em Outubro de 2011 com «uma proposta demasiado onerosa para a prestação de serviços de atendimento telefónico, no centro de contacto de Castelo Branco».

A proposta motivou «uma auditoria interna» à situação e as conclusões apontaram para «a implementação de um novo modelo, que inclui a internalização dos serviços e que permite a poupança directa de mais de dois milhões de euros».

«Só após esta auditoria foi possível lançar o concurso público, tendo por base as suas conclusões: neste sentido, continua a decorrer, nos termos legais, o concurso público, prevendo-se a operação em Castelo Branco», refere o ISS.

O novo concurso «contempla premissas fundamentais para o ISS, como sejam a redução de custos e o facto de a empresa vencedora vir a contratar, preferencialmente, recursos humanos com reconhecida experiência e conhecimento acumulado, como é o caso dos actuais colaboradores», conclui a nota.