11.9.20

Ciganos reivindicam em França bens expropriados durante ocupação nazi

in Sapo25

Ciganos, onde se inclui uma senhora de 88 anos que foi enviada para um campo de concentração em França, quando o país esteve sob ocupação da Alemanha nazi, pediram nesta quarta-feira ao Conselho de Estado a devolução de bens confiscados durante a Segunda Guerra Mundial .

"Nada está previsto para esses itinerantes em termos de indemnização", criticou o advogado Olivier Le Mailloux. "Solicitamos acesso à comissão de compensação para fazer valer os seus direitos à restituição dos bens apreendidos", disse à AFP após a audiência no mais alto tribunal administrativo.

A seis de abril de 1940, por decreto durante a guerra, os nómadas foram confinados em campos. Entre 6.000 e 6.500 foram colocados até 1946 em cerca de trinta campos controlados pelas autoridades francesas.

Os seus bens e pertences pessoais foram apreendidos pela polícia francesa, explicou o advogado.

Os autores da ação, incluindo a União para a Defesa Ativa de Motivos de Justo (UDAF) e a associação France Liberté Voyage, pedem a anulação do decreto de 10 de setembro de 1999, que criou uma comissão para indemnizar as vítimas de pilhagem ocorrida em decorrência de legislação antissemita em vigor durante a ocupação.

"Há uma lacuna de igualdade em função das vítimas", para Le Mailloux. Os requerentes pedem a inclusão de legislação anti-nómadas neste decreto.

O relator público do Conselho de Estado, cujo parecer é geralmente apreciado, decidiu indeferir o pedido.

No tribunal do Conselho de Estado estava Henriette Théodore, uma cigana de 88 anos, que foi enviada para um campo de concentração com a sua família de 1941 a 1945.

"No campo de Montreuil-Bellay (oeste da França), eles trataram-nos como animais", relatou à AFP. "Quando saímos, não tínhamos mais nada. Eles tiraram-nos tudo", acrescentou.