19.6.08

Crise leva cada vez mais famílias a recorrer a consultores de crédito

João Paulo Madeira, in Jornal de Notícias

O encarecimento generalizado do custo de vida, em parte devido ao aumento das taxas de juro dos empréstimos bancários, está a levar cada vez mais famílias a recorrer a empresas de consultoria de crédito.

A contracção de vários empréstimos em simultâneo é uma das causas do endividamento e a consolidação das diferentes operações em apenas um crédito pode ser uma solução.

"As economias familiares não estão a salvo da crise, estão a sofrer", admitiu Manuel Rodriguez, presidente da Associação Portuguesa de Consultores de Crédito (APCC), que foi ontem apresentada, em Lisboa. À margem do evento, o responsável adiantou que as empresas registam uma procura crescente por parte de famílias com dificuldades em cumprir os compromissos financeiros.

"O erro mais comum é endividamento contínuo em operações de pequeno montante até que se deixa de ter capacidade de reembolso. A consolidação pode ser uma das soluções", explicou.

De acordo com Manuel Rodriguez, há "sinais evidentes" de crise e de dificuldades para as famílias, nomeadamente o aumento do emprego precário, o clima de desconfiança e o aumento dos juros. "A situação económica não é a melhor", reconheceu.

A APCC reúne as sete principais empresas de consultoria a operar em Portugal, que representam 70 a 80% do mercado. Um dos principais objectivos será promover, junto de entidades públicas, a criação de legislação e regulamentação do sector, já que existe um "vazio legal" na actividade.