19.6.08

Coração da Cidade faz festa de S. João para pessoas carenciadas

in Jornal Público

Associação de beneficiência vai organizar baile, rusga até aos Aliados e ainda sortear equipamentos desportivos oferecidos pelo Futebol Clube do Porto


Sob o lema "Pobretes, mas alegretes", a instituição de apoio social portuense O Coração da Cidade vai acolher os sem-abrigo e outras pessoas carenciadas do Porto um arraial de S. João.

Na noite de S. João, entre segunda e terça-feira, mais de 13 mil sardinhas "estarão prontinhas a ser assadas e à meia-noite, como antigamente, haverá regueifa quentinha com manteiga", disse à Lusa a dirigente da instituição La Salete Santos. "Estaremos, como sempre, de portas abertas à população que mais precisa, a quem iremos oferecer a tão desejada sardinha assada, as fêveras grelhadas e os petiscos, que há duzentos anos eram vulgares na noite de S. João", acrescentou a mesma responsável.

A festa começa cerca das 20h30 com "um grande desfile", que partirá da Rua Antero de Quental (onde se localiza a instituição) em direcção à Avenida dos Aliados, na Baixa da cidade. Neste percurso, as "largas dezenas" de foliões, já inscritos, serão animados por uma banda de música. "No desfile até à avenida pretendemos mostrar o número elevadíssimo de apoios e agradecer à população, em geral, a sua prestimosa ajuda para que todo o trabalho social desenvolvido pelo Coração da Cidade aconteça", sublinhou La Salete Santos.

Depois do regresso à sede do Coração da Cidade, na Rua Antero de Quental, haverá bailarico. Na rua, serão vendidos a "preços módicos" manjericos, cravos, alho-porro, ervas de cheiro entre outros produtos típicos. "O objectivo é angariar fundos, porque a instituição continua a laborar quase sem apoios", frisou a dirigente associativa.

Nessa noite, mais de 500 quadras inéditas e originais serão oferecidas, com a entrada no recinto da restauração, permitindo o acesso a um sorteio que se realizará à meia-noite. Entre os prémios a sortear estão incluídos equipamentos desportivos que foram oferecidos pelo Futebol Clube do Porto.

A associação O Coração da Cidade, fundada em 1996, distribui actualmente cerca de 50 toneladas de alimentos por mês a famílias carenciadas e sem-abrigo. A instituição é ajudada por várias organismos e personalidades da cidade do Porto, sendo um dos seus mais conhecidos apoiantes o presidente do F.C. do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa.