in Jornal de Notícias
O Presidente da República, Cavaco Silva, visitou três associações juvenis da Apelação, no concelho de Loures, em resposta ao seu recente apelo para uma maior participação dos jovens na política.
O convite da Associação de Jovens da Apelação (AJA) permitiu ao chefe de Estado conhecer das actividades destes jovens na comunidade e na escola, tendo os alunos da Escola EB1 da Apelação apresentado uma peça de teatro/multimédia cuja criatividade Cavaco Silva destacou repetidamente.
Uma versão curta dos 45 minutos da peça "A Próxima Estação" retratou a vida e experiência cívica dos jovens, com danças e música "hip-hop", vídeos temáticos produzidos pelos alunos, e uma composição inédita de "rap" com o título "Artigo 13º", alusiva ao princípio constitucional da Igualdade.
"Agradeço do coração" o convite dirigido pela associação dos jovens da Apelação, dos Clubes de Cidadania e Vitamina C, declarou Cavaco Silva dirigindo-se a uma plateia de alunos da Escola EB1.
"Aquilo que estes jovens têm feito aqui na Apelação e no Bairro da Quinta da Fonte é uma expressão da actividade cívica e da actividade política", afirmou, acrescentando que "é também um alerta para todos os agentes políticos nacionais".
"Estou informado dos resultados que têm conseguido para melhorar o ambiente na freguesia e no bairro da Quinta da Fonte", afirmou, destacando também os resultados obtidos no combate ao absentismo e abandono escolar.
A Escola EB1 da Apelação ocupou os últimos lugares no ranking escolar de 2005, mas graças ao trabalho das associações de jovens e do agrupamento escolar subiu 350 posições nessa classificação de 2007.
Cavaco Silva disse que a EB1 é "uma escola que já não é apenas um estabelecimento de ensino, mas um espaço de integração, com uma relação muito particular com a sociedade" porque procura promover a inclusão social.
O Presidente da República foi acompanhado na visita, entre outros, pela ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Loures, Carlos Teixeira.