11.6.08

Imigrantes na rua contra lei que facilita expulsão

in Diário de Notícias

Protesto. Associações concentram-se no sábado, em Lisboa

Na Europa existem cerca de oito milhões de imigrantes ilegais


As associações de imigrantes e organizações de direitos humanos marcaram uma "jornada de luta" para sábado, anunciou na madrugada de segunda-feira o presidente da Casa do Brasil em Lisboa. O protesto visa contestar a Directiva de Retorno.

A concentração vai ser em frente ao Memorial da Tolerância, no Largo de São Domingos, em Lisboa, a partir das 15.00. É esperado o apoio das associações de imigrantes e de direitos humanos, bem como dos sindicatos e das organizações de mulheres.

O protesto foi decidido por uma dezena de associações, na sequência de uma reunião destinada a discutir uma tomada de posição conjunta sobre a aprovação da futura lei europeia sobre o repatriamento de imigrantes ilegais, também conhecida como "Directiva da Vergonha".

O texto final da Directiva do Retorno foi acordado na quinta-feira passada numa reunião de ministros do Interior da UE, no Luxemburgo. Agora, depende da aprovação do Parlamento Europeu (PE) na sessão plenária agendada para os próximos dias 14 e 17. A medida pretende harmonizar a regulação das diferentes políticas de imigração dos Estados membros e dar-lhes mais poder para repatriar imigrantes ilegais, que se estima que sejam cerca de oito milhões.

O responsável da Casa do Brasil, Gustavo Behr, lamenta que, no Ano Europeu do Diálogo Intercultural, a Europa, em vez de se centrar nas questões da integração e da igualdade, aposte nos procedimentos de expulsão. "É preciso que a Europa tenha políticas consentâneas com o reconhecimento e o contributo dos imigrantes como trabalhadores que ajudam na construção europeia", defendeu Gustavo Behr. LUSA