26.6.08

Número de ricos em Portugal sobe em plena crise económica

Pedro Ferreira Esteves, in Diário de Notícias

Fortunas. 11 600 portugueses com mais de um milhão de dólares

Milionários crescem 6% em todo o mundo, com impulso dos emergentes


Em plena crise económica e financeira, o número de portugueses com mais de um milhão de dólares (642 mil euros) passou de 11 400 para 11 600. Um crescimento que está abaixo da subida média mundial (+6%) e que é inferior ao aumento de 4% registado em Espanha (para um total de 164 000).

Estes dados foram ontem divulgados pela Merrill Lynch e Cap Gemini no Relatório sobre Riqueza Mundial de 2007 e têm em conta os patrimónios financeiros individuais, excluíndo os investimentos imobiliários e as aplicações financeiras em off shores (paraísos fiscais).

Ricos sobem 6% no mundo

O número de milionários - indíviduos com fortunas superiores a um milhão de dólares - aumentou em 6%, durante 2007, em todo o mundo. No final do ano passado, existiam 10,1 milhões de milionários, tendo a esta riqueza acumulada crescido 9,4% para os 40,7 biliões de dólares. O número de "super-ricos" - fortunas superiores a 30 milhões de dólares - subiu, por seu turno, em 8,8% para os 103 320.

Esta evolução foi dominada pelos mercados emergentes, tendo os milionários na Índia aumentado em 22,7%, na China em 20,3% e no Brasil em 19,1%. Uma consequência do crescimento registado nas respectivas bolsas. A capitalização bolsista do mercado indiano disparou em 118% durante 2007, uma evolução superada pela subida de 291% na China. A Bolsa de São Paulo subiu 93%.

Os mercados emergentes aproveitaram, assim, a divergência de comportamentos nas economias desenvolvidas. Tendo em conta apenas a Europa, nos países ocidentais o número de milionários subiu apenas 3%, ao passo que na Europa de Leste cresceu 14,3%. Nos EUA, o número de ricos cresceu 4,2%, abaixo dos 9,2% de 2006.

Crise não trava milionários

Embora a economia global esteja a passar por um período difícil, em especial nos países desenvolvidos, - com o aumento dos custos dos bens petrolíferos, bens alimentares, restrições ao crédito e "bolha" no imobiliário -, os dados compilados pela Merrill Lynch e Cap Gemini indicam que o número de milionários em todo o mundo deverá continuar a subir nos próximos anos. A riqueza acumulada por estes indíviduos deverá atingir os 59,1 biliões de dólares em 2012, um crescimento anual de 7,7%.

Fortunas protegidas

Apesar de manterem padrões de consumo muito superiores ao resto das populações, os milionários mundiais estão a tomar precauções para combater a actual crise económica mundial. Depois de terem acumulado a maior parte das suas fortunas no início do ano passado - antes da crise financeira iniciada no imobiliário dos EUA -, as fortunas superiores a um milhão de dólares transferiram o seu dinheiro para títulos de dívida, depósitos e activos monetários (+9% face a 2006 para 44% do total das carteiras).

Os investimentos em energias renováveis dispararam, por seu turno, 41% desde 2005.